tijolos_aparente-tratamento-e-limpeza.jpg

VALORIZE

SEU PATRIMÔNIO

Revitalize seu imóvel e agregue valor ao que é seu.

 

 

 

 

Como limpar paredes de tijolo aparente?

Aprenda passo a passo como fazer a manutenção.

 

 

Vamos ensinar o método caseiro para a manutenção e limpeza de tijolos aparente, 

dependendo do estado da parede não é necessário seguir todas as etapas.

 

parede-tijolos-aparente.jpg

 

O tijolo aparente é uma das tendências de decoração, sendo muito usado por arquitetos na hora de construir ou reformar

Resistente, ele dá aconchego e beleza ao ambiente e tem a vantagem de ter baixo custo. Mas, para manter sua parede como o centro das atenções da sua casa, são necessários alguns cuidados com a manutenção dos tijolos. Veja quais são:

 

A limpeza dos tijolos preserva o bom estado deles e evita o desgaste causado pela sujeira, pelas manchas e pelo mofo. Para limpezas superficiais ou manutenção rotineira, uma mistura de detergente e sal pode mantê-los limpos. Já para a remoção de detritos ou manchas mais resistentes, pode ser necessário usar ácido bórico ou uma lavadora de alta pressão. Depois de escolher a melhor forma de limpar o tijolo, você conseguirá restaurar a beleza dele em pouco tempo.


 

 

Limpeza em dia

Existem vários produtos que limpam os tijolos aparentes: cloro, vinagre branco (para limpezas leves) e amônia (em áreas externas). Semanalmente, retire o limo e a poeira com o auxílio de uma vassoura de piaçava. Dilua ou dissolva o produto escolhido em água antes de aplicar nos tijolos. Caso haja manchas, use uma lixa de madeira no local. 

 

 

Aspire ou escove para remover a sujeira solta. Se o tijolo estiver sujo ou empoeirado, use uma escovinha para esfregar a sujeira mais superficial. Se tiver um aspirador por perto, ligue o aparelho e use o acessório de escova para remover o pó que sobrar.[1]

 

  • Não se preocupe se não conseguir tirar toda a sujeira assim. Quando lavar o tijolo, você poderá esfregar o resto.
  • Evite usar escovas de aço ou metal, que podem deixar arranhões na superfície e causar corrosão ou ferrugem ao longo do tempo

 

 

 

Borrife água sobre toda a superfície do tijolo. Os tijolos secos absorvem o sabão, o que faz com que eles se desmanchem ou percam a cor ao longo do tempo.

 

Para evitar esse problema, encha um borrifador com água e aplique o líquido sobre toda a superfície do tijolo.[2

 

  • Se estiver ao ar livre e for lavar vários tijolos, você pode lavá-los com a mangueira.
  • Assim, o tijolo vai absorver a água primeiro, o que vai evitar que ele fique saturado de sabão.

 

 

 

Faça uma pasta com detergente e sal. Despeje uma xícara de detergente e uma xícara de sal em um balde e misture bem. A pasta deve ficar com uma textura arenosa, mas ainda assim fácil de espalhar.

 

  • Para limpar vários tijolos, misture uma quantidade maior de sal e detergente, mantendo a proporção de partes iguais.

 

  • Não adicione outros solventes de limpeza a essa pasta, pois algumas combinações (como água sanitária e amônia) podem ter resultados perigosos para a saúde.

 

 

 

Use um pano para aplicar a pasta no tijolo e deixe agir por dez minutos. Mergulhe um pano na pasta e aplique-a sobre toda a superfície do tijolo. Deixe a mistura agir por cerca de dez minutos para que ela possa amolecer a sujeira antes da remoção.

 

A camada de pasta pode ter a espessura que você quiser, dependendo de quanta sujeira estiver no tijolo.

 

 

Use uma escova para esfregar bem a superfície do tijolo.Após os dez minutos, esfregue toda a sujeira fazendo movimentos circulares com um escovão. Faça mais força nas áreas mais sujas para remover as manchas e os detritos da superfície.

 

Novamente, evite usar uma escova de aço para limpar o tijolo.

 

Se não conseguir remover toda a sujeira com a escovação, talvez você precise usar ácido ou uma lavadora de alta pressão para limpar o tijolo.

 

 

Enxágue o tijolo com água morna para remover a pasta.Deixar a pasta de limpeza no tijolo pode causar corrosão ao longo do tempo.

 

 

  • Depois de remover a sujeira, mergulhe um pano limpo em água morna e limpe todo o resíduo de sabão ou de sujeira.
  • Após a remoção da pasta, seque o tijolo com uma toalha ou deixe secar ao ar livre em um local quente.
  • Também é possível enxaguar os tijolos com uma mangueira, se você estiver lavando vários deles.

 

 

 

Limpando manchas profundas com ácido bórico

 

Coloque uma lona sobre o piso de um local bem ventilado. O ácido bórico é corrosivo e pode causar irritação na pele ou nas vias respiratórias.

 

Encontre um local bem ventilado, de preferência ao ar livre, e abra uma lona para cobrir qualquer item que possa ser danificado pelo ácido.

 

Caso precise limpar o tijolo dentro de casa, escolha um local próximo a uma porta ou janela aberta.

 

 

 

 

Use óculos de segurança e luvas de borracha grossas. Ao mexer com ácido bórico, cubra os olhos e proteja as partes da pele que lidarão diretamente com esse produto de limpeza. Coloque óculos de segurança para proteger os olhos e luvas de borracha para as mãos e os antebraços.

 

Se possível, use roupas de manga comprida para proteger o máximo possível da pele.

 

Caso tenha cabelo comprido, prenda-o bem em um coque ou rabo de cavalo durante o uso do ácido.

 

 

Borrife água no tijolo. Os tijolos secos podem ficar saturados de ácido e sofrerem corrosão ao longo do tempo. Para evitar o problema, encha um borrifador com água e aplique o líquido na superfície antes de usar o produto.

 

  • Caso não tenha um borrifador, mergulhe um pano na água e passe sobre o tijolo.

 

  • Se for limpar vários tijolos externos, você também pode lavá-los com a mangueira.

 

 

 

Encha um balde até a metade com água e adicione o ácido bórico. A força do ácido concentrado determina a quantidade necessária para uma solução de limpeza diluída. Para evitar queimaduras causadas por respingos do ácido, despeje primeiro a água no balde.

 

O ácido bórico pode ser comprado pela Internet ou em lojas de produtos químicos.

 

Ele geralmente é vendido bastante concentrado e na forma seca, para ser misturado com a água. Por isso, manuseie o produto com cuidado e leia as instruções para saber quanto usar.

 

 

 

Após cinco minutos, esfregue o tijolo. Deixe o ácido amolecer a sujeira por cerca de cinco minutos. Em seguida, mergulhe uma escova com cerdas de plástico no ácido diluído e esfregue a superfície em movimentos circulares, concentrando-se especialmente nas partes mais sujas ou manchadas.

 

Evite usar escovas de aço para limpar o tijolo, pois o resíduo metálico delas pode causar corrosão com o tempo.

 

 

Enxágue o ácido com um pano molhado. Depois de remover a sujeira, mergulhe um segundo pano na água e use-o para remover os restos de ácido e sujeira até que o tijolo fique limpo. Em seguida, seque o tijolo com uma toalha ou deixe secar ao ar livre.

 

  • Se estiver lavando tijolos do lado de fora, você também pode enxaguar o ácido com uma mangueira.

 

  • Deixe o ácido bórico restante no balde e entre em contato com as autoridades locais para saber como descartá-lo. Talvez você precise diluí-lo em água antes de jogar fora ou entregá-lo a um centro de descarte.

 

 

 

 

Lavando os tijolos com água pressurizada

 

Para tratar as manchas mais profundas, compre ou alugue uma lavadora de alta pressão.

 

 

Esse equipamento é útil para a remoção de sujeiras e manchas mais teimosas. A lavadora de alta pressão pode ser comprada na Internet ou em lojas de artigos para construção e reforma.

 

Se não tiver o equipamento, você pode alugá-lo em algumas empresas especializadas.

 

 

Aplique a água presssurizada no tijolo. Afaste-se do tijolo em cerca de 30 a 45 cm de distância, ligue a lavadora e lave a superfície do tijolo. Trabalhe da parte de baixo do tijolo para cima, cobrindo toda a superfície.

 

  • A aplicação da água antes do uso de produtos de limpeza vai evitar que o tijolo absorva esses produtos e sofra corrosão.

 

  • Passe detergente ou um produto de limpeza suave na superfície do tijolo. Mergulhe um pano no detergente ou em outro produto de limpeza diluído em água, seguindo as instruções do rótulo. Aplique a solução na superfície do tijolo com movimentos circulares leves, cobrindo todo o local a ser limpo com o produto.

 

  • Para as manchas mais profundas, você pode aplicar uma mistura de água e ácido bórico em vez do produto de limpeza. Não se esqueça de usar todo o equipamento de segurança e de trabalhar em um local bem ventilado.

 

 

 

 

Depois de deixar o produto de limpeza agir por cinco a dez minutos, enxágue o tijolo. Deixe a solução de limpeza agir por esse tempo para amolecer a sujeira e as manchas. Em seguida, afaste-se até ficar a cerca de 30 a 45 cm do tijolo e enxágue a superfície de baixo para cima usando a lavadora de alta pressão.

Procure enxaguar bem a superfície do tijolo para evitar que o produto de limpeza cause corrosão mais tarde.

 

Se estiver limpando vários tijolos, você pode enxaguar todos ao mesmo tempo com a lavadora.

 

 

 

Xô, mofo!

É importante impedir que o mofo se estabeleça nos tijolos, evitando, assim, que a estrutura seja danificada e a substituição de algumas peças. A limpeza periódica ajuda a prevenir a ação do fungo. 

 

 

 

Impermeabilização é fundamental

Por terem textura porosa, os tijolos aparentes precisam ser impermeabilizados, para evitar infiltrações. Existem no mercado produtos impermeabilizantes com bases que vão desde vernizes, resinas até silicone. Alguns deles podem alterar a cor dos tijolos. 

As resinas acrílicas à base de solvente ou de água, aplicadas com rolo de lã de pelo curto, oferecem maior durabilidade, mas têm a desvantagem de escurecer a superfície do tijolo e, eventualmente, descascar. O tratamento com silicone líquido à base de água oferece durabilidade de, no mínimo, dois anos, sem alterar o aspecto natural do tijolo.
 

Antes do processo de impermeabilização, a parede deve ser limpa. A aplicação é rápida e ajuda a conservar os tijolos por muito mais tempo.

 

 

 

 

Dicas

 

Durante a limpeza, use roupas velhas para evitar manchar ou sujar suas peças preferidas.

Avisos

 

Evite deixar que produtos químicos fortes, como o ácido bórico, entrem em contato com a pele. Se isso acontecer, lave bem a pele com água e entre em contato com os bombeiros para saber quais medidas tomar.

 

Nunca use escovas de aço para limpar os tijolos, já que o resíduo metálico delas pode corroer a superfície com o tempo.

 

Nós não se responsabiliza por nenhum dano causado pelo uso incorreto do produto ou má interpretação do texto.

 

 

 

Caso você tenha alguma dúvida ou precise de profissionais com experiência entre em contato

com a Wprojetta, possui profissionais especializados para atender e gerir a prestação de serviço.

 

 

 

A Solução a INOVAÇÂO em Restauração de Fachada
Principais benefícios
 
Somos especialistas na área de pintura interna e externa dando um acabamento 
nobre ao serviço. Possuímos uma abordagem inovadora dedicada 
facilmente distinguida, com uma visão potente
na prestação de serviços.

 

Empresa de pintura em Santos, textura, grafiato, hidrojateamento
Projetta Nossos Serviços

Atualmente há uma grande insatisfação com serviços de pintura, Projetta Restauração e Pintura possui profissionais qualificados:
Empresa de restauração de fachada, pintura, residencial, predial,
  • Profissionais qualificados
  • Padrão e controle de qualidade
  • Equipamentos, processos e ferramentas adequadas
  • Pontualidade e assiduidade
  • Garantia do serviço
  • Efetiva proteção de áreas que não será pintada
  • Contratação por APP

Qualidade

 

Satisfazer o cliente atendendo aos seus        requisitos;

 

Oferecer serviços com custos e prazos de execução competitivos;

 

Apoiar o crescimento da empresa pela melhoria dos processos e soluções tecnológicas, atendendo aos requisitos da NBR ISO 9001:2008;

 

Capacitar e desenvolver os colaboradores, zelando pela segurança no trabalho e responsabilidade social;

 

Melhorar o sistema de gestão da qualidade de forma contínua.

Nosso Diferencial

 

Sede Própria
 

Fabricação de tonalidades no sistema Self-Color, homologada (Suvinil)
 

Tintas personalizadas com garantia, registro e homologação do fabricante
 

Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho
 

Seguro de Responsabilidade Civil e Acidente 
Pessoal.

Pintura e Serviços

Pintura Predial (Pintura, Textura e Grafiato)
Lavagem, Rejuntamento e Reposição de Pastilhas
Lavagem de Fachadas
Impermeabilizações
Jateamento, Hidrojateamento
Tratamento de Madeira e Metal
Aplicação de Monocapa
Engenharia
 

 

importância da restauração de fachadas

 

 

Restaurar fachadas é essencial para a valorização e conservação do condomínio. Imagine um possível comprador desistindo porque notou traços de desleixo ou defeitos aparentes na infraestrutura. Isso compromete a credibilidade do síndico e do condomínio, além dos próprios moradores que podem vir a apresentar queixas e problemas.

 

 

Além disso, a segurança dos condôminos deve ser sempre preservada. Muito mais do que a estética, saiba que esse é um direito que deve ser garantido aos moradores pelo síndico e pela administração do condomínio. Portanto, o ideal é realizar uma verificação constante da infraestrutura e sugerir as melhorias necessárias. {Leia mais..}

 

 

Valores e Segurança

 

Já pensou como a restauração de fachadas faz diferença na estética de um condomínio? Além de melhorar a aparência, a reforma também é importante para conservar e valorizar os bens imobiliários. Para isso, é importante que alguns cuidados sejam tomados, como realizar manutenções periódicas de limpeza, pintura, rachaduras, além das comuns infiltrações. O síndico deve ser o responsável pela intervenção,..{Leia mais..}

 

 

Parceiros

 

Com matéria-prima de alta qualidade, a Wprojetta Restauração e Pintura possui parcerias sólidas com os melhores fabricantes e fornecedores do país, e devido a nossa reputação e relacionamento com nossos parceiros nos permite oferecer uma gama ainda maior de opções e benefícios para nossos clientes onde o respeito e o comprometimento com resultados de alto valor agregado são a base para que possamos oferecer ao cliente o máximo de qualidade desta interação. Entendemos que nossas alianças são fundamentais para o alcance de nosso objetivo na prestação de serviço com qualidade nobre...{Leia mais..}

 

Parceiro wprojetta.com sherwin williams
Parceiro Wprojetta restauração de fachada jatoba
Parceiro wprojetta.com restauração de fachada suvinil
Parceiro Wprojetta restauração de fachada sulamerica
Parceiro wprojetta restauração de fachada coral
Parceiro Wprojetta restauração de fachada porto seguro
Parceiro Wprojetta restauração de fachada tigre
Parceiro Wprojetta restauração de fachada atlas
Parceiro Wprojetta restauração de fachada viapol euclid grup
Aplicativo Wprojetta empresa de pintura restauração de fachada app
A Solução a INOVAÇÂO em Restauração de Fachada

 

Aplicativo Wprojetta empresa de pintura textura restauração de fachada app
 
Orçamento Online
Projetta mais Próxima de seu endereço
Pagamento em Tempo Real
Acompanhamento Online do Serviço
Ligação 0800 sem custo com APP
00000000000000000000.png
Projetta Restauração de Fachada

Projetta Gestão Diferenciada

Gestão Diferenciada e Profissional
Padronização de Todos os Processos de Pintura Orçamento, Agendamento, Contratação e
Pagamentos Online e em Tempo Real
Método Inovador
Equipes Uniformizadas Treinamentos Frequentes da Equipe
Pós venda bem realizado
Garantia dos Serviços

 

Projetta Fácil Contratação

 

empresa de pintura, preço, promoção, competitivo